Caro leitor, tendo em vista a atual crise sanitária que tem atribulado diversas esferas da sociedade e a particularidade de todos nós, diversos serviços migraram paro o meio digital a fim de não extinguirem os trabalhados realizados. De empresas privadas, comércios, a órgãos públicos, todos nós tivemos que nos adaptar às mudanças, fossem elas para nós consumidores ou para nós empreendedores.

          Apesar do avanço da vacinação em nosso país, ainda se existe o medo do COVID-19, uma vez que a variante Delta tem preocupado o mundo de forma geral. Vencemos outras variantes e com certeza também venceremos essa. Entretanto, até que este momento chegue, a adaptação à nova realidade ainda continua.

          Assim sendo, falamos aqui sobre uma dúvida que tem estado conosco durante algum tempo. Além dos serviços online pela plataforma Meu INSS e pelo telefone de atendimento 135, há a possibilidade de utilizar presencialmente as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

          Respondo a você que sim, todavia, apenas algumas agências estão em funcionamento em todo brasil. No contexto geral, existem 1500 agências espalhadas por todo o território nacional, mas algumas encontram-se ainda fechadas ao público, outras abertas realizando diversos serviços e apenas algumas destas que estão abertas executando perícia médica.

          Esta diferenciação ocorre justamente para controlar a proliferação do vírus e reconhecer a importância do isolamento social para proteger a população. Para tanto, os serviços presenciais, como por exemplo a perícia médica, devem ser agendados previamente na plataforma Meu INSS ou pelo atendimento 135, para preservar as medidas de proteção contra o COVID-19.

          Um site que tem ajudado na compreensão sobre os trabalhos que estão sendo executados, medidas de segurança para acesso das agências e quais, dentro de nosso território, estão em atendimento aberto, podem ser encontradas no Portal COVID. Este é um modo, portanto, de acompanhar as novidades com relação à abertura de agências e exigências para realizar serviços relacionados à previdência.

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


          No portal encontramos a aba “medidas de segurança” que nos alerta do seguinte:

1.     Para evitar aglomerações, somente os segurados com hora marcada previamente adentram às Agências;

2.     Mantenha distanciamento seguro entre as pessoas, perceba a demarcação no solo e nas cadeiras;

3.     O uso de máscara é obrigatório;

4.     Para a segurança de todos os bebedouros estão inoperantes. Traga sua água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente;

5.     A aferição da temperatura corporal será feita pelo agente de segurança, obrigatoriamente, antes da entrada na agência;

6.     Higienize suas mãos com álcool em gel 70%, disponíveis na agência.

          Há também avisos sobre o retorno e o funcionamento do atendimento presencial:

1.     O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento prévio;

2.     Para agendar seu atendimento acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou ligue 135;

3.     Na data agendada, compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos;

4.     Caso o serviço desejado não esteja disponível para agendamento, verifique através do Meu INSS ou central 135 se ele não está sendo realizado à distância;

5.     Outros serviços e dúvidas, entre em contato com o plantão de sua agência;

          Ainda neste portal, você pode conhecer sobre os procedimentos de vistoria e os materiais adquiridos pelo INSS para proteção da população durante os atendimentos presenciais, por meio das abas “Vistoria salas de perícia” e “Material de proteção EPI/EPC”, respectivamente.

          Por fim, existe um mapa interativo em que podemos procurar em todos os estados brasileiros quais são as agências em funcionamento, quais realizam as perícias e quais não estão aptas no momento para abrir. Um mecanismo de consulta que colabora com todos nós cidadãos para obtenção e execução de serviços previdenciários.

          E como está o funcionamento da agência INSS de sua cidade, caro leitor? Comente conosco.