Em reunião no último dia 27, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o aumento da margem 5% INSS para aposentados e pensionistas e fez a publicação em Diário Oficial.

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, pretende dar prioridade a esta pauta e informou que “A preocupação agora está focada no endividamento dos beneficiários do INSS. Precisamos ajudá-los para que eles tenham acesso a créditos com taxas menos onerosas.”

A margem de aumento 5% já está liberada?


Ainda não. Para maior rapidez na aprovação, o texto será entregue ao presidente Jair Bolsonaro como uma Medida Provisória (MP) e poderá ou não ser sancionada.

Após a assinatura do Presidente, o aumento da margem será válido a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Medidas Provisórias tem validade de 120 dias, então após excedido este tempo deverá ser novamente avaliada podendo se tornar lei ou suspensa definitivamente. Neste segundo caso, devemos nos atentar, pois as margens aumentadas deixariam os beneficiários que usufruíram da MP com a margem negativa.

Da forma como se encontra, se sancionado, o aumento da margem consignável valerá até dia 31 de dezembro de 2020.

Margem extra 5%

Qual o valor da margem de aumento 5% INSS?


O aumento da margem é válida apenas para empréstimo, o que levaria a consignação em folha de 30% para 35%. A margem destinada ao cartão de crédito consignado não se altera nesta MP.

Abaixo simulamos alguns exemplos de valores de benefício e aumento de margem para base de cálculo:

*Os valores simulados podem sofrer alterações diárias de acordo com a tabela vigente dos bancos.

Quem tem direito ao aumento de margem consignável?


O aumento da margem, se sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, valerá para Aposentados e Pensionistas do INSS e, provavelmente, para Servidores Públicos Federais, pois são regidos pelas regras federais e não locais. Servidores Estaduais, Municipais e trabalhadores de empresas privadas terão que aguardar discussão para saber se poderão aproveitar este incremento na margem.

Veja aqui demais propostas e medidas já aprovadas que melhoraram a contratação do empréstimo consignado neste ano de 2020.

Quer se antecipar e deixar pronta a sua simulação 5%? CLIQUE AQUI e faça tudo do conforto de sua casa. Compare diversos bancos e suas taxas e escolha a opção que mais lhe agradar. Com a gente é simples assim!

Margem extra 5%