Como medida emergencial do Governo Federal, fora disponibilizado o calendário de 2021 para saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que pode ter a segunda rodada de saques liberada ainda este ano. A diferenciação é que, caso seja aprovado e liberado a retirada do valor em conta FGTS, a quantia permitida é de um salário mínimo, portanto, os trabalhadores em regime CLT poderão efetuar o saque de R$ 1.100 reais, salário mínimo vigente.

         De acordo com a Caixa Econômica Federal, a qual já disponibilizou o saque aniversário dos beneficiários nascidos em janeiro, cerca de 9,7 milhões optaram pela modalidade ao invés do saque rescisão, portanto, poderão realizar o saque uma vez ao ano nas datas próximas à data comemorativa.

         O saque aniversário possui vantagens e desvantagens, as quais veremos a seguir: as vantagens são: o trabalhador pode retirar anualmente um salário mínimo; há a possibilidade de realizar o empréstimo FGTS; a taxa de juros do empréstimo FGTS é menor que as demais e afins; como desvantagens: é necessário abrir mão do saque rescisão; precisa-se esperar dois anos para nova mudança de modalidade; e, no caso de o trabalhador não possuir reserva de emergência, pode vir a ser um transtorno ao ser demitido sem justa causa, uma vez que apenas os 40% da multa rescisória de contrato serão recebidos.

         Portanto, para escolher o saque aniversário, o trabalhador deve entender bem seu próprio contexto econômico para usufruir da nova modalidade. Haja vista que está tudo em ordem, basta executar a mudança para o Saque aniversário pelo aplicativo FGTS, pelo internet banking da Caixa ou fisicamente nas agências.

         Para compreender a data de saque, o mesmo está disponível no primeiro dia útil do mês de aniversário e continua até dois meses posteriores, como exemplo: dos nascidos em Janeiro, neste ano de 2021, o saque aniversário estava disponível dentre os dias 4 (primeiro dia útil) de janeiro e 31 (último dia útil) de março.

         Assim sendo, vejamos o calendário de pagamento de 2021:

·       Nascidos em janeiro: de janeiro a 31 de março;

·       Nascidos em fevereiro: de fevereiro a 30 de abril;

·       Nascidos em março: de março a 31 de maio;

·       Nascidos em abril: de abril a 30 de junho;

·       Nascidos em maio: de maio a 30 de julho;

·       Nascidos em junho: de junho a 31 de agosto;

·       Nascidos em julho: de julho a 30 de setembro;

·       Nascidos em agosto: de agosto a 29 de outubro;

·       Nascidos em setembro: de setembro a 30 de novembro;

·       Nascidos em outubro: de outubro a 31 de dezembro;

·       Nascidos em novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022;

·       Nascidos em dezembro: de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

         Como pudemos ver, nos casos dos aniversariantes dos últimos meses do ano, os mesmos podem receber até o ano seguinte sem quaisquer penalidades. Ademais, nas datas consideras não dias úteis, como fim de semana ou feriados, a Caixa Econômica Federal não funciona fisicamente, mas o saque pode ser realizado pelo aplicativo FGTS ou pelo Internet Banking.

         Caso tenha se interessado pela modalidade Saque aniversário, realizar o empréstimo FGTS também é uma ótima oportunidade disponível para os trabalhadores, pois, como há a segurança contra inadimplência, as taxas de juros tendem a ser menores, assim como no empréstimo consignado. Se pretender conhecer mais, simule os valores disponíveis a você, acessando a plataforma da Solução Crédito Online e descubra a opção que melhor se enquadra ao seu contexto. Estamos te esperando.