Caro leitor, dada a atual pandemia de coronavírus em todo mundo e a consequente medida de isolamento social para controlá-la, a realidade de todos mudou extremamente, assim como a execução de vários serviços. Dentre eles, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) optou pela não necessidade de realizar a prova de vida no ano de 2020 e início de 2021, uma vez que a população idosa, antes do período de vacinas, era a mais afetada pela doença e a faixa etária com maior risco de mortalidade.

Portanto, agora no mês de junho, haverá novamente a oportunidade de realizar o procedimento da prova de vida junto ao INSS no banco em que o pagamento do benefício ocorre ou por meio do aplicativo e site, nos quais auxiliaram e continuam auxiliando nas medidas de restrição e no andamento dos serviços e demais atendimentos previdenciários.

O INSS junto às instituições financeiras organizou um calendário mostrando para os segurados que deve prestar a prova de vida, portanto, não é preciso temer a perda do benefício, porém, caso haja alguma complicação e a prova de vida não seja realizada suspendendo então o benefício, assim que efetuada, o valor voltará a ser recebido normalmente, liberando também o montante que foi retido. Porém, caso não haja a renovação após seis meses, o benefício virá a ser cancelado.

Tabela 1. Vencimento da prova de vida e nova data de efetuação:

Mês do vencimento da prova de vida  Nova data para efetuação

Março e abril de 2020 Junho de 2021

Maio e junho de 2020 Julho de 2021

Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021

Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021

Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021

Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021

Março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Tendo em vista as datas, o procedimento é ir às instituições financeiras a qual você, caro aposentado, recebe seu benefício (preferência, mas pode ser realizado em outras instituições), levando documento original com foto (RG ou CNH) e o cartão da conta para recebimento.

É possível também realizar a prova de vida digital, a qual tem sido muito utilizada perante as medidas restritivas atuais, basta acessar o site (meu.inss.gov.br) ou baixar o aplicativo “Meu INSS”. Tem dúvida de como realizar a prova de vida digital? Nós temos um guia simples e intuitivo para auxiliá-lo (http://bit.ly/ProvadevidadigitalMeuINSS)

A prova de vida digital pelo “Meu INSS” confirma as verdadeiras informações pelo cadastro que foi realizado na criação de perfil na plataforma e, além disso, é necessário ser feita a biometria facial pelo próprio aparelho celular a fim de comprovar a existência física da pessoa, porém, caso você tenha seus benefícios bloqueados, é necessário fazer o seguinte: acessar o Meu INSS > solicitar a reativação do pagamento > informar dados pessoais (CPF, RG e comprovante de residência) > preencher requerimento online e, por fim, realização da prova de vida (física ou virtualmente).

Por fim, caso haja alguma dificuldade adicional ou dúvidas sobre os procedimentos, o usuário da plataforma “Meu INSS” pode solicitar ajuda pelo próprio site, aplicativo ou ainda podem ligar no telefone 135 de segunda à sábado, das 7h às 22h. Todas essas medidas de contato à distância devem ser valorizadas por hora, no entanto , caso seja realmente necessário ir até à agência, pelas opções de contato acima, deve-se agendar um horário de atendimento.

E você, caro leitor. Qual a data de sua renovação da prova de vida? Não se esqueça de efetuá-la.