Já há diversos anos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) proporciona benefícios a milhares de brasileiros, porém, antigamente antes das tecnologias digitais, consultar informações referentes aos benefícios eram muito mais complicadas.

Um exemplo disto era o extrato dos pagamentos do INSS, os quais conseguíamos apenas nas instituições bancárias no momento de retirada do benefício ou nas agências do próprio INSS. Guardar todos os comprovantes era uma missão e tanto.

Contudo, atualmente, ainda existe essa opção, porém, não é mais tão utilizada depois do aceite da tecnologia digital pela população de modo geral. Então, caso você ainda esteja preso aos papéis, neste texto iremos saber de forma definitiva como ter acesso ao extrato dos pagamentos do INSS de forma simplificada e que poderemos guardar sempre sem problemas.

Antes de mais nada, por que é interessante ter acesso aos comprovantes de pagamento do benefício? Justamente pelo fato de que pode haver alguma irregularidade nos pagamentos efetuados pela previdência social (valor recebido, data, instituição, abono, dentre outros), sendo assim, com os extratos é possível reivindicar a correção caso exista algum problema.

Algumas pessoas ainda utilizam as agências bancárias ou agências do INSS para retirar o extrato, todavia, para ter acesso fácil aos mesmos, o segurado deve utilizar o aplicativo Meu INSS, no qual efetuou cadastro previamente.

Caso ainda não possua cadastro, o processo é simples e intuitivo: acesse o site da plataforma, clique em “Login” e posteriormente em “Cadastre-se”. Utilize seu CPF e crie uma senha de no mínimo 8 caracteres contendo letras e números.

Uma vez dentro da plataforma, seja pelo aplicativo ou site, basta escolher a opção “Extrato de Pagamento do Benefício” e emitir o documento que será baixado em seu dispositivo.

Lembramos o fato de que o aplicativo Meu INSS possui não apenas essa função, mas também é capaz de informar, oferecer documentos pessoais e previdenciários ao segurado, ofertar um ambiente seguro e prático para solicitações, demais procedimentos e muito mais. São 90 serviços previdenciários disponíveis nas mãos dos beneficiários de forma ágil e otimizada.

Outro modo de consulta do Extrato Previdenciário é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o qual é um dos documentos mais completos que o segurado contém. Neste documento é possível encontrar informações como: nome do empregador, tempo trabalhado, remuneração recebida, arrecadações e contribuições realizadas pela Guia Social e afins.

Para emitir este documento, dentro do aplicativo Meu INSS basta procurar pela opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e emiti-lo.

Outra possibilidade é a consulta do Extrato de Concessão de Benefício, que será encontrado logo no menu do aplicativo como: “Declaração de Beneficiário do INSS”. Caso esteja com algum problema em seus pagamentos, esta declaração comprova se existe ou não benefício disponibilizado ao seu nome.

O INSS vem nos últimos anos otimizando os serviços ofertados pela plataforma, entretanto, ganhou real popularidade justamente após o início da pandemia de COVID-19, pelo fato de que o mundo migrou fortemente ao contexto digital para se proteger do vírus e realizar o isolamento social que era uma das únicas medidas de contenção da doença.

Além do mais, o público da previdência social fora o mais afetado, uma vez que pessoas de idade avançada e com comorbidades possuía a maior taxa de mortalidade.

Por fim, a Solução Crédito Online garante a você sobre a importância de ter em mãos os extratos do INSS, pois em qualquer irregularidade, estes documentos comprovam seu benefício e com isso poderá ser reajustado, evitando diversos transtornos e até mesmo o cancelamento dos pagamentos da previdência.