Caro leitor, conversaremos hoje sobre um fato muito importante que pode vir a nos proteger de fraudes e golpes realizados por pessoas de má fé referente aos benefícios do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente quando tratamos sobre pessoas mais simples e com pouco conhecimento relacionado ao direito previdenciário.

            Sabemos que, infelizmente, muitos serviços públicos estão defasados em nosso país, encontrando-se em longos atrasos e até mesmo carentes de resolução. Porém, em um contexto geral, precisamos verificar a imensidão de nosso país e cobrar pela otimização dos serviços disponibilizados pelo estado que são de direito nosso.

            Três ocorrências que pretendo apresentar a você são do Rio de Janeiro (RJ), o qual já algumas semanas reportou o atraso de mais de 160 mil casos de análise de pedidos. São problemas do mais simples aos mais complexos que acabam por ficar em espera por anos, prejudicando a população, aposentados, pensionistas e demais contribuintes do sistema previdenciário de forma geral. Pedidos de aposentadoria sem resolução, problemas ao receber o benefício e golpes são os principais problemas relacionados ao acúmulo de análises.

            Uma beneficiária de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, compartilhou que desde março deste ano (2021), apesar da prova de vida realizada junto à instituição bancária, sua pensão não fora mais depositada. Após procura da família sobre o problema em questão, soube-se que o dinheiro estava sendo retirado em outras duas cidades do RJ, sendo então os dados de endereço modificados. Apesar do Boletim de ocorrência registrado e o caso documentado ao INSS, a alta demanda de solicitações faz com o que o benefício fique estagnado.

            Outro exemplo também é de um funcionário do Grupo Pão de Açúcar, portador de uma deficiência, que foi afastado de seu serviço e segurado pelo INSS, porém houve rescisão indevida pelo Instituto e término do benefício e demais direitos previdenciários. Por fim, a empresa compreendeu a falta do empregado como abandono e o demitiu por justa causa, neste meio tempo, não houve retorno, nem resolução do INSS quanto à questão.

            Como último caso, uma mulher, grávida, teve o auxílio maternidade cortado em maio de 2021 e não há expectativa que volte a ser pago. A mesma relata que as contas cada vez mais estão aumentando e não há o benefício como antes para ajudar nas dívidas.

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            Vemos então três casos diferentes, mas que possuem a mesma perspectiva, a necessidade de otimização e segurança dos processos do INSS e o cuidado que devemos ter com relação aos nossos dados e benefícios ganhos.

            O INSS posicionando-se com relação aos casos de fraudes e pagamentos indevidos, analisa os fatos para compreender o erro em questão, mas também recomenda que segurados acessem a plataforma Meu INSS, a qual pode ser utilizada pelo computador, tablet ou celular, e verifiquem sempre os dados relacionados ao endereço e benefício. No caso de reconhecimento de qualquer irregularidade, notificar o INSS é fundamental para evitar a perda do benefício.

            Dentro da plataforma Meu INSS, para ficar atento aos dados, agendamentos/solicitações e benefício, basta pesquisar na barra de pesquisa “atualização de dados cadastrais” para modificar ou confirmar dados pessoais e endereço. As solicitações podem ser verificadas nas abas respectivas ao pedido, como por exemplo “agendamento de perícias médicas”, e os dados do benefício podem ser consultados em “Extrato de pagamento”, no qual constam todas as informações.

            Portanto, devemos sempre nos manter atentos para evitar maiores transtornos, porém, no caso de pedidos negativos, casos atípicos ou demoras em procedimento que por fim tornam-se sem resolução, consultar o seu direito como segurado com advogados é uma opção.

            Continue acompanhando a Solução Crédito Online e demais dicas sobre segurança e previdência. Com certeza as informações irão colaborar bastante com seu conhecimento.