Na última semana o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou os últimos pagamentos dos benefícios para os aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social.

A boa notícia é que, juntamente ao valor do benefício, o INSS já disponibilizou a primeira parcela do abono 13º salário. Caso ainda então não tenha resgatado o valor do benefício em conta, não se surpreenda se ver um saldo um pouco maior.

          O Governo Federal propôs, assim como nos últimos anos, o adiantamento do 13º salário em duas parcelas como de costume, porém, nos pagamentos de abril/maio e maio/junho e não mais em agosto/setembro novembro/dezembro como era o planejado.

          Esta mudança ocorreu justamente para colaborar com a população após a crise de COVID-19 e os decorrentes aumentos da inflação e juros do país, ocasionando uma grave crise financeira. Portanto, com esse adiantamento do 13º salário, estima-se que cerca de 31 milhões de segurados serão ajudados pela medida governamental.

          Vale lembrar que para saber sua data de pagamento, é preciso utilizar o número final antes do dígito verificador de seu cartão, ou seja, no cartão, caso a numeração (NIS) seja 012.345.678.9, é o número 8 que definirá sua data de pagamento.

          Porém, além disso, temos que relembrar também que os pagamentos do INSS ocorrem em dois grandes grupos: o primeiro, é direcionado para os segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 1.212,00) e o segundo, para quem recebe a partir do salário mínimo, até o teto salarial permitido pela previdência (R$ 7.087,22).

          Sabendo exatamente o dia e o grupo que pertence, é só darmos uma olhadinha no cronograma de pagamentos logo abaixo referente aos benefícios de abril/maio:

Tabela 1 – Para quem recebe até um salário mínimo.

Tabela 2 – Para quem recebe acima de um salário mínimo

 

          Ademais, já podemos começar a planejar o uso ou os investimentos com essa parcela adicional e também a que está por vir, pois no próximo pagamento do INSS estará disponível a segunda parcela do 13º salário.

          Por fim, quer saber de forma adiantada sobre a data de pagamento do próximo benefício? Basta então utilizar a plataforma digital Meu INSS e, no menu, encontrar a opção “Calendário de Pagamento. Logo após clicar nesta opção, um arquivo no formato PDF será baixado em seu dispositivo com as datas de pagamento do ano todo.

          Também existe a opção de utilizar a central de atendimento número 135, a qual irá pedir alguns documentos pessoais para realizar a verificação. Os atendimentos estão disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22h.

          Quer estar por dentro de mais notícias do mundo previdenciário? Não deixe então de continuar acompanhando as postagens da Solução Crédito Online.

          Além do mais, só aqui você encontra as melhores opções de empréstimo consignado disponíveis especialmente para você. Acesse então o nosso site e simule seu mais novo contrato, podendo efetuá-lo aí mesmo do conforto de sua casa com total segurança e praticidade.