Hoje em dia vivemos em uma era onde diversos serviços estão sendo transformados digitalmente e o INSS não ficaria de fora, já que está deixando de lado os serviços analógicos, um bom exemplo é a calculadora da aposentadoria.

A partir dessa transformação, os cidadãos ficam dispensados de dirigir-se até uma agência com o objetivo de formalização dos pedidos ao INSS, pois isso já é possível com protocolo que é totalmente digital e pode ser efetuado pelo Meu INSS.

O Meu INSS encontra-se disponível tanto para ser utilizado nos navegadores, quanto pelo APP, que pode ser encontrado para download no sistema operacional Android e iOS, utilizando a Play Store e App Store respectivamente.

Os requerimentos já podem ter os seus processos realizados de maneira eletrônica quando os dados do trabalhador constam de maneira correta nos sistemas oficiais.

Até a concessão de maneira automática dos benefícios pode ser permitida por meio dessa nova tecnologia.

Em alguns cenários apenas, o segurado poderá ser requisitado para que seja entregue a documentação complementar.

Calculadora de aposentadoria: o recurso mais esperado pelos beneficiários


Os segurados durante muito esperaram pelo simulador de aposentadoria e da renda, que atualmente já se encontra disponível no Meu INSS.

Desta forma, já é possível saber se o trabalhador possui o direito ao benefício.

Além de informar sobre qual é a situação do trabalhador referente a aposentadoria, a calculadora de aposentadoria também informa o valor estimado da renda mensal do beneficiário.

O objetivo da calculadora de aposentadoria


Esse simulador tem como objetivo principal proporcionar aos brasileiros informações sobre quais são seus direitos quando buscarem por informações, como o cálculo aposentadoria por idade.

É estimado pelo INSS, que quando o cidadão executa a simulação, os segurados que constam que faltam alguma condição que permita a concessão desse benefício, aguardem até o momento em que todos os requisitos estejam cumpridos.

Além disso, também esperam o momento em que o benefício será concedido de maneira automática, tão logo como requerido.

Desta maneira, a calculadora de aposentadoria por idade é uma ferramenta perfeita para muitas pessoas que possui o direito de receber esse benefício ao passar anos fazendo contribuição ao INSS.

Saber utilizar essa calculadora é muito simples e intuitivo, o segurado deverá informar alguns dados pessoais importantes para saber como encontra-se em relação a esse benefício.

Sendo assim, a calculadora de aposentadoria concede as informações desejadas, quando os passos são seguidos corretamente.

Outros serviços proporcionados pelo Meu INSS


No primeiro momento da transformação digital do INSS, que ocorreu em maio de 2019, foram disponibilizados apenas 5 serviços através do aplicativo Meu INSS.

Já na segunda fase de entregas, que aconteceu na última semana de maio de 2019, 23 serviços novos foram proporcionados para os cidadãos brasileiros.

No entanto, em 19 de junho, aconteceu uma nova onda para fornecer melhorias, com mais de 19 funcionalidades e até a primeira quinzena do mês julho, 90 serviços ficaram disponíveis pelo aplicativo.

Sendo assim, o total de 96 serviços foram prestados pelo Instituto.

Portanto, muitos benefícios podem ser desfrutados pelas pessoas que utilizarem esses serviços que estão sendo ofertados na era digital na qual estamos vivendo.

Com essa evolução, o brasileiro poderá, sem que seja necessário sair de casa, os seguintes serviços:

  • Requerimento de pensões;

  • Aposentadorias;

  • Agendamento de realização de perícia;

  • Benefícios de assistência;

  • Atualização de dados cadastrais;

  • Bloqueamento de empréstimo;

  • Exclusão dos descontos em mensalidades associativas;

  • Vários outros serviços.

  • A quantidade de novos serviços que estão disponíveis no Meu INSS e também por meio do número 135 representam uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais.

    Esses atendimentos passam a ser realizados com muita praticidade e comodidade, sem que seja necessário sair de casa.

    Ao evitar as dificuldades de realizar um processo presencial, no conforto de casa, muito estresse é evitado e muitos benefícios podem ser desfrutados vindo de serviços como esses fornecidos pela Instituição.

    Outro benefício, que ultrapassa a comodidade e simplicidade em executar serviços, por meio da modernização, é que o Governo Federal passará a economizar muito dinheiro que anteriormente era dedicado aos serviços presenciais.

    Os primeiros resultados, o combate às fraudes e gestão


    Algumas ações de gestão também foram adotadas para que seja melhorada a eficiência do INSS, alguns exemplos são:

  • Implementação do processo eletrônico;

  • Instituição de centrais especializadas cuja performance é alta para realização de benefícios;

  • A desterritorialização da análise de processos;

  • Eliminação irregular em folhas de pagamentos dos benefícios;

  • Uso de ferramentas de cruzamento de base de dados.

  • As melhorias nos mecanismos de combate às irregularidades já começaram a apresentar resultados.

    Apenas em 2019, o INSS foi responsável pelo incremento em 600% na quantidade de notificações aos segurados cujo benefício recebido apresenta determinado indício de irregularidade ou de inconsistência.

    Cabe ao brasileiro aproveitar os benefícios proporcionados pelo Meu INSS, além de usar apenas a calculadora de aposentadoria.

    Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

    Quer fazer uma simulação de crédito consignado?

    Mesmo sem margem e negativado nós conseguimos te ajudar!

    Ligue grátis para 0800-750-5591 ou online no link: Simulador Solução