Todos nós conhecemos o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), porém, o que muitas pessoas não sabem é que essa tecnologia funciona também como uma poupança, oferecendo rendimentos mensais aos trabalhadores.

           Acontece que o tempo passa e as crises econômicas surgem, fazendo com que nós, brasileiros, percamos nosso poder de compra, cada vez mais, em tempo real. Principalmente agora durante os anos de pandemia no qual milhões de pessoas passam por dificuldades, podemos perceber isso claramente.

           Assim como o dinheiro em nossos bolsos vai perdendo o seu valor, não se engane, os valores em conta também ficam defasados com o tempo, sendo assim, existe a necessidade de o Governo Federal intervir e modificar as taxas de rendimento para que acompanhem, no mínimo, os juros (Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC) e/ou inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do país.

           A taxa responsável pelo rendimento do saldo FGTS é conhecida como Índice da Caderneta de Poupança (TR), porém a mesma não é reajustada desde 1999, gerando um alto prejuízo financeiro para os trabalhadores que têm dinheiro em conta.

           Apesar de o Governo Federal já ter distribuído o lucro FGTS retornando aos trabalhadores os valores que renderam do saldo existente, ainda há a necessidade de correção do saldo em si, o que garantirá um extra ainda melhor para a população. Vale ressaltar que, mesmo que você tenha realizado saques da conta FGTS, é possível adquirir essa correção.

           Portanto, as pessoas que trabalharam e possuem saldos em conta FGTS do ano de 1999 até os dias atuais, é bem viável reivindicar a correção deste valor. Mas, como fazer isso?

           Existe um sistema conhecido como LOIT FGTS criado pela empresa TIKAL TECH que permite averiguar se você tem direito ou não a essa revisão de forma gratuita, calculando o valor que antes existia em conta, e, caso possua interesse, também fornecem um kit com os documentos necessários para que você dê entrada com ação judicial de forma autônoma e receba os valores lhe é de direito.

           O sistema otimizado da LOIT FGTS possui uma inteligência artificial que lê os extratos da conta entregue pelo trabalhador junto à Caixa Econômica Federal. Com poucos segundos, o sistema modifica a TR pela taxa IPCA e o usuário pode ter em mãos o cálculo revisado que poderá adquirir.

           Como dito, é possível contratar a empresa para auxiliá-lo caso queria realizar todo o processo judicial de forma autônoma junto ao Juizado Especial Federal, entretanto, caso não tenha muito conhecimento do assunto, recomenda-se contratar um advogado de confiança pra realizar o procedimento. Contudo, o fato de se informar e ter noção dos valores de forma prévia já é um grande atrativo.

           E como realizar o procedimento dessa revisão? Na verdade, é muito simples. Você só vai precisar ter em seu computador os extratos da conta FGTS que podem ser adquiridos pelo próprio aplicativo ou internet banking da Caixa Econômica Federal.

Documentos separados? Então vamos lá:

1.   Acessar o LOIT FGTS criando cadastro com seu nome completo e e-mail. (Também é possível entrar utilizando sua conta Google ou conta Facebook). Logo a seguir, clique na opção declarando que está de acordo com os termos e política de privacidade;

2.   Após ter avançado e estar com o login completo, você verá quatro opções em sua tela, sendo a primeira e única liberada: “Calcular valor da revisão”.

3.   Dentro dessa opção você terá que novamente colocar seu nome completo, e-mail e adicionar os extratos do FGTS que deseja recalcular. Também há tutorias sobre como adquirir os extratos e como anexá-los caso tenha alguma dúvida.

4.   Tendo adicionado os extratos, basta clicar em “Calcular” e terá acesso aos valores reajustados;

5.   Por fim, você definirá se dará continuidade ao procedimento com a ajuda da LOIT ou irá buscar algum advogado para realizar o processo.

           E você, leitor. Sabia sobre essa revisão do FGTS? São informações que as vezes não chegam tão fácil até nós, de tal forma, continue acompanhando a Solução Crédito Online, nos siga em nossas redes sociais, que com certeza temos muitas dicas sobre como adquirir uma graninha extra.