Nestes dois últimos anos atípicos, 2020 e 2021, o mundo todo tem passado por crises que prejudicaram a população em geral, principalmente as pessoas de classes econômicas mais baixas. A Covid-19, a qual acarretou também uma forte crise financeira, foi uma transformadora em muitos quesitos, os quais ainda estamos nos acostumando e outros que já estão voltando à normalidade.

         Umas das principais mudanças ao que se refere nas linhas de crédito, o empréstimo consignado, teve sua margem aumentada pelo Governo Federal, a fim de ofertar à população uma saída sobre as dificuldades financeiras enfrentadas.

         Toda pessoa que se enquadra para realização do empréstimo consignado, como por exemplo: funcionários públicos, militares das forças armadas, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e, em alguns casos, até mesmo funcionários em regime CLT, todos esses ao realizar o contrato de empréstimo consignado devem respeitar algumas regras quanto a limites, que conhecemos como margem consignável.

         Mas, afinal, o que é a margem consignável?

         Para não comprometer a renda da pessoa que necessitou realizar o contrato do empréstimo consignado, evitando gastos exagerados ao se adquirir crédito adicional, a margem consignável limita, portanto, o quanto pode ser pago nas mensalidades da linha de crédito. Assim sendo, não há o perigo de prejudicar ainda mais a situação financeira do contratante.

         Na regra geral, de acordo com a Lei 10.820/2003, a margem consignável é de 35% do salário ou benefício, e, ainda há a possibilidade de utilizar mais 5% no cartão de crédito consignado.

         Mas como dito anteriormente, como a COVID-19 prejudicou milhões de brasileiros financeiramente, o Governo Federal oportunizou que a margem consignável fosse aumentada em 40% no benefício e 5% no cartão de crédito consignado, sendo destinado apenas aos aposentados e pensionistas do INSS, os quais foram a parcela da população mais afetada com a doença. Porém, ao fim de 2020 as taxas retornaram ao valor anterior.

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


         Todavia, em 2021, com novo agrave da doença, o Governo Federal novamente postulou uma lei de outro aumento da margem, (Lei 14.131/2021), a qual mais uma vez aumentou o limite em 5% da margem consignável, mas, com uma grande diferença; cobrindo todas as pessoas que pertencem à categoria que podem realizar este modelo de empréstimo.

         Esta nova margem tem o término demarcado ao fim de dezembro de 2021, sendo assim, há menos de um mês para aproveitar a possibilidade de realizar um empréstimo com melhores possibilidades.

         A grande pergunta é: em 2022 irá existir novo aumento na margem consignável?

         Alguns deputados têm buscado criar projetos leis e emendas para que haja um novo período deste limite consignado aumentado, porém, os planos ainda estão em discussão e em trâmite no congresso nacional, sendo, então, cedo para definir alguma coisa. Porém, alguns dos projetos existentes propõe: PL 4.732/20 – conhecida como margem social: caso a pessoa já tenha utilizado toda a margem consignável, ainda será possível realizar novo empréstimo de até 20 mil reais (isento de IOF e com até 120 dias de carência) e o PL 1.973/20 – margem consignável de 45%, 40% destinado ao empréstimo e 5% ao cartão de crédito consignado.

         São duas propostas animadoras para a população, deixando-nos na expectativa para que sejam colocadas em prática com sucesso, pois irá colaborar com todos nós que passamos por dificuldades financeiras e buscamos fugir das longas dívidas.

         Mas como fazer para encontrar as melhores possibilidades de empréstimo consignado? Basta acessar a plataforma da Solução Crédito Online, simular e pesquisar a opção que mais se enquadra ao seu contexto financeiro. Lembrando que o empréstimo consignado é a linha de crédito com menores taxas de juros no mercado, e, como sabemos agora, a margem está para diminuir novamente, portanto, não perca tempo e venha encontrar a melhor solução para o dia a dia de suas finanças.