O extrato de pagamento de benefício do INSS trata-se de um documento cujo objetivo é comprovar a renda dos beneficiários, mostrando valores detalhados, bem como o banco por meio do qual é feito o pagamento do benefício e a data de recebimento.

Se você é assegurado do INSS é importante saber que é possível consultar um histórico para que possa comprovar sua renda e ainda fazer o acompanhamento do pagamento das contribuições. E é fácil fazer isso. Basta solicitar o extrato da previdência social.

Mas para que você possa entender melhor esse processo é importante saber o passo a passo de como funciona e quais são as principais formas de conseguir seu extrato de pagamento do benefício de INSS.

 

Você sabe para que serve o extrato ou demonstrativo de pagamento do INSS?


Já falamos um pouco acima sobre do que se trata esse demonstrativo ou extrato, mas queremos explicar de maneira mais detalhada sobre tudo o que você precisa saber para retirar esse documento.

O extrato de pagamento de benefício do INSS engloba todas as informações sobre a renda do beneficiário, mostrando os valores líquidos e brutos de maneira detalhada.

Há algum tempo só era possível ter acesso a esse extrato por meio de caixas eletrônicos de agências bancárias ou nas agências da previdência social.

Atualmente, com o advento da modernidade, é muito mais fácil ter acesso a esse documento. Desde 2016 o extrato do INSS de pagamento passou a ser disponibilizado na internet, por meio de um sistema online.

Assim, quem é beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social pode acessar os dados de todas as suas contribuições, assim como de seus vínculos empregatícios.

Tudo isso pode ser feito pelo site oficial da autarquia, uma maneira de levar até você as informações de que precisa sem a necessidade de tirá-lo de casa, afinal, a internet existe é para encurtar distâncias e tornar a vida um tanto mais fácil, não é?

E não se preocupe, tanto pessoas físicas como jurídicas podem fazer essa consulta online, sendo possível fazer o direcionamento de seu interesse independente do tipo de seguro.

Assim, é possível ter acesso aos extratos de benefícios, aposentadorias e pagamentos.

 

 Passo a passo da solicitação do extrato de pagamento de benefício do INSS pela internet (sem comparecer à agência)


 

1 – Para iniciar a consulta acesso o portal MEU INSS. No canto superior direito da tela clique na opção login. Após clicar no login, faça seu cadastro no MEU INSS;

 

2 – É seu primeiro acesso? Bom, nesse caso, para realizar o cadastro você precisará, após clicar em login, selecionar a opção “Cadastre-se”. Em seguida crie uma senha que possua no mínimo 9 caracteres.  Para garantir a sua segurança a sua senha deve ter pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número.

 

3 – Agora que você já realizou seu cadastro e acessou o sistema, clique na opção “Extrato de pagamento de benefício”. Essa opção fica ao lado esquerdo da tela. Pronto, agora é só emitir o documento.

  

DataPrev, você sabe o que é?


É praticamente impossível falar do sistema informatizado disponibilizado pela Previdência Social e não mencionar a DataPrev. Isso porque ela é uma das grandes responsáveis pela licitação do extrato.

Assim, a DataPrev é um órgão público responsável por disponibilizar o aprimoramento de todos os serviços de tecnologia da informação assim como de comunicação do Brasil.

Para você ter uma noção da importância da DataPrev, ela é responsável pelo processamento de pagamento de pelo menos 34 milhões de beneficiários ou assegurados do INSS, isso mensalmente.

Muita responsabilidade, não é? Por isso mesmo ela é uma instituição séria e muito competente.

Outro ponto que demonstra a sua importância é a sua responsabilidade pelas aplicações online de operações importantíssimas, como a liberação do seguro-desemprego e o armazenamento de informações previdenciárias da Receita Federal.

Além disso, a DataPrev é responsável também pela garantia da funcionalidade de todos os programas utilizados pelos postos do SINE e agências da Previdência.

E então, deu pra ter uma noção do quanto a DataPrev é importante? Por isso, você deve ficar tranquilo quando pensar em todo o sistema previdenciário, seu funcionamento e os repasses de benefícios aos assegurados, pois tudo acontece de maneira organizada e bem planejada.

 

A diferença entre CNIS e extrato previdenciário


 Geralmente há uma certa confusão em relação ao CNIS e o extrato previdenciário. Isso porque eles possuem uma relação de similaridade, então se você não souber exatamente a diferença pode mesmo acabar confundindo.

O CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Criado no ano de 1989, ele também é conhecido como “extrato CNIS”, o mesmo que extrato previdenciário.

O CNIS pode ser considerado uma modalidade de extrato previdenciário, pois ele é na verdade o que contém todo o histórico de informações previdenciárias e trabalhistas de um empregado.

É no CNIS que constam todas as informações e referências de vínculos empregatícios a partir do ano de 1970.

Nele constam também os dados das remunerações desde 1990 assim como todas as informações dos recolhimentos de contribuintes individuais a partir do ano de 1979.

 

Extrato de pagamento de benefício de INSS, facilidade e acessibilidade


Com todas essas informações, agora você já sabe como é fácil e tranquilo ter acesso ao seu extrato de pagamento de benefício do INSS. Você pode optar pelos meios convencionais, caso prefira, ou acessar pela internet.

Só não esqueça jamais que sua senha é única e pessoal, portanto, jamais ceda essa informação a estranhos ou a pessoas nas quais você não confia. No mais, acesse o seu estrato online e na hora que quiser. Sua segurança e tranquilidade agradecem.

Lembrete: em caso de dúvida ou necessidade de qualquer outra informação, disque para o número de telefone 135. Você também pode optar por utilizar o aplicativo MEU INSS em seu celular.

Quer fazer uma simulação de crédito consignado?

Mesmo sem margem e negativado nós conseguimos te ajudar!

Ligue grátis para 0800-750-5591 ou online no link: Simulador Solução