Todos nós já ouvimos dizer sobre o empréstimo consignado e alguns inclusive já o fizeram alguma vez, acabando por o considerar uma ótima saída para realizar algo que necessita de um montante de valor fora do nosso padrão diário, seja quitar uma dívida, dar conforto a família ou também realizar um sonho que apenas com nosso salário não seria possível.

         Mas por que o empréstimo consignado é um aliado tão eficiente para nós brasileiros? Justamente porque suas taxas de juros são as menores das demais linhas de crédito, ofertando ao público, até mesmo negativados, a oportunidade de regularizar as contas do dia a dia.

         Apesar de muitos terem direito para realizar o consignado, infelizmente, nem todos os brasileiros possuem essa condição, pois esta modalidade é destinada a funcionários públicos (municipais, estaduais ou federais), militares das forças armadas, alguns funcionários de iniciativa privada e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (os quais possuem a taxa de juros mais baixa dentre os demais).

         Antes da facilidade atual em realizar movimentações financeiras e mesmo requisitar empréstimo pela internet, ou seja, à distância, a população geralmente direcionava-se aos bancos mais próximos em sua cidade, porém, nem sempre era possível encontrar as melhores condições e os melhores preços. Sendo assim, a população se via à mercê das imposições de valores dos bancos tradicionais.

         Todavia, com a inclusão dos bancos digitais e possibilidade de realizar empréstimos e demais linhas de crédito pela internet, a competição dentre as instituições financeiras aumentou e as taxas de juros começaram a ser cada vez mais reduzidas. Além do mais, não precisamos ficar presos aos bancos da região, uma vez que podemos executar um contrato de empréstimo com qualquer banco de qualquer lugar do país.

         A grande pergunta que ficou na mente da população também é a seguinte: “E eu quem já estou com um consignado em andamento. Poderia mudar de instituição para garantir uma melhor taxa?”

         A resposta é que sim e esse processo é conhecido como portabilidade de empréstimo.

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


         Caso já tenha realizado uma portabilidade, como de salário por exemplo, a lógica é bem parecida. No caso do salário, escolhemos a instituição que queremos receber e os valores após caírem no banco em contrato com a empresa são automaticamente direcionados.

         Por sua vez, a portabilidade do empréstimo consignado seria a transferência de um contrato de empréstimo iniciado em uma instituição financeira para outra, sendo que a nova instituição do contrato irá quitar o restante da dívida e realizar novo consignado. Cada cliente e instituição deverá renegociar as condições e taxas referentes ao valor das novas parcelas, porém, este procedimento não excede o valor que já era pago antes como mensalidade.

         E quais as informações necessárias para realizar o processo de portabilidade? São os seguintes: número do contrato; saldo devedor atualizado; evolução do saldo devedor; modalidade (no caso o empréstimo consignado) e taxas de juros; prazo final do empréstimo e os valores de cada prestação.

         Todo o procedimento será realizado pela instituição escolhida que irá direcionar o processo de portabilidade, portanto, não é preciso se preocupar

Inclusive, a própria Solução Crédito Online pode te ajudar com isso. Entre em contato com a nossa equipe e verifique as melhores opções do mercado que você só encontrará por aqui.