Desde o dia 21 de fevereiro já estão ocorrendo os pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência.

Este segundo pagamento do ano tem a característica de começar um pouco mais cedo que nos demais meses, pois fevereiro possui menos dias (28), contando também com o Feriado de Carnaval estendido, sendo assim, os 5 últimos dias úteis de pagamentos começaram a ser contados já no dia 21.

            Dia 28, segunda feira de carnaval, pode não ser considerado em algumas cidades do país como feriado, porém, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), dia 28 não será considerado dia útil para as agências bancárias, portanto, não haverá atendimentos e pagamentos efetuados nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

            Quanto ao dia 2 de março, quarta-feira de cinzas, A Febraban também anunciou que as Instituições Bancárias trabalharão em tempo reduzido do comum, pois começarão a trabalhar a partir do meio dia, entretanto, algumas agências do país que fecham às 15h podem acabar antecipando o horário de atendimento.

            Voltando aos informes sobre os pagamentos, os mesmos geralmente ocorrem em dois grupos distintos e são definidos pelos valores recebidos pelos segurados.

            O grupo 1 se refere aos segurados que recebem o piso salarial do INSS, ou seja, um salário mínimo (R$ 1.212,00). Este grupo tem o início de seus pagamentos efetuados nos últimos 5 dias úteis do mês de fevereiro e perdura até os 5 primeiros dias úteis do mês seguinte (março).

            Quanto ao segundo grupo, esse é referente aos segurados que recebem a partir do piso salarial do INSS, chegando ao limite salarial que é permitido (teto de R$ 7.087,22). Este grupo recebe durante os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte, no caso, o mesmo mês de março.

            Mas o que define sua data de recebimento dentre desses grupos então?

            Para sabermos o dia em que recebemos dentro do calendário, é preciso se atentar ao Número de identificação Social (NIS). O último número antes do dígito verificador é o que define a data de pagamento, como por exemplo: 012.345.678-9; neste caso o número 8 define o dia de recebimento.

            Enfim, caso queira ter acesso à tabela do ano de 2022 por completa, basta clicar aqui e ter em mãos as datas de pagamento. Porém, também é possível acessar a plataforma Meu INSS e procurar por “Calendário de pagamentos”, no qual se consegue essa mesma tabela.

            Vamos então verificar abaixo as datas de pagamentos de todos os beneficiários sobre o benefício do mês de fevereiro:

Tabela 1. Primeiro Grupo (salário mínimo)

Tabela 2. Segundo Grupo (acima do salário mínimo)

            Por fim, sabemos que apenas os valores mensais não colaboram completamente para fugir das dívidas ou mesmo realizar aquele tão sonhado objetivo, não é verdade?

            De tal forma, acesse o site da Solução Crédito Online e conheça as melhores opções de empréstimo consignado com as menores taxas de juros do mercado. Além do mais, você pode contratar seu crédito no conforto de sua casa, com segurança e total transparência. Portanto, aguardamos por você.