No dia 08 de setembro encerrou-se o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente a setembro de 2021 para aposentados e pensionistas. O calendário tem muitas vezes gerado dúvidas, portanto, vamos conversar um pouco mais sobre o período dos pagamentos e como acessar previamente o calendário do próximo mês.

          O INSS divide o pagamento em duas etapas, sendo a primeira destinada a quem recebe até um salário mínimo, R$ 1,100.00 (piso salarial) e a segunda é direcionada ao público que recebe valor superior ao salário mínimo. A primeira etapa começa sempre no mês anterior nos últimos cinco dias úteis e estende-se até os cinco dias úteis posteriores do próximo mês. Por sua vez, os segurados na segunda etapa recebem no primeiro dia do mês e o pagamento estende-se até o quinto dia. Vale ressaltar que falamos aqui sempre em dias úteis.

          O que define o dia de pagamento em que o beneficiário está inserido é o final de seu Número de Identificação Social (NIS), sendo cada dia destinado a uma numeração específica. A fim de uma melhor visualização, vamos ver como ficou o pagamento referente a setembro dos beneficiários caracterizados na primeira etapa:

Tabela 1 – Primeira etapa

Último dígito do NIS

Dia de pagamento do benefício

NIS final 1

25 de agosto

NIS final 2

26 de agosto

NIS final 3

27 de agosto

Nis final 4

30 de agosto

Nis final 5

31 de agosto

Nis final 6

01 de setembro

Nis final 7

02 de setembro

Nis final 8

03 de setembro

Nis final 9

06 de setembro

Nis final 0

08 de setembro

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


          Tendo em vista o pagamento da primeira etapa, vejamos agora sobre os beneficiários caracterizados na segunda que possuem o benefício maior do que o salário mínimo:

Tabela 2 – Segunda etapa

Último dígito do NIS

Dia de pagamento do benefício

NIS final 1 e 6

01 de setembro

Nis final 2 e 7

02 de setembro

Nis final 3 e 8

03 de setembro

Nis final 4 e 9

06 de setembro

Nis final 5 e 0

08 de setembro

          Como dito anteriormente, os dias intermediários em que não houve pagamento do benefício, são os dias não úteis do calendário: fins de semana (sábado e domingo) e feriado (7 de setembro).

          Caso por questões de praticidade queira ter acesso à tabela já existente dos próximos meses sem ter que contabilizar em mãos o próximo benefício, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS mensalmente e consultar a opção “Extrato de Pagamento do Benefício”, pois lá estão inseridas todas as datas deste ano de 2021.

          Vale lembrar que estar sempre ciente da data de pagamento e consultar todos os meses este extrato, além de nos deixar cientes, este procedimento pode evitar a aplicação de golpes por terceiros e até mesmo descontos indevidos na folha de pegamento do benefício.

          Para mais informações relacionadas ao seu benefício, continue acompanhando a Solução Crédito Online, que além de ajuda-lo constantemente, também proporciona as melhores ofertas de empréstimo consignado, simulando a opção que mais se enquadra ao seu perfil de consumidor. Ainda, o contrato pode ser efetuado de forma totalmente online e com segurança, uma vez que a empresa se assegura na proteção de seus dados assim como a instituição bancária responsável pelo empréstimo. Muito bom, não é mesmo? Venha conferir as margens disponibilizadas especialmente para você.