Olá, caros leitores. Hoje estou aqui para ajudá-los com uma nova medida implantada pelo INSS, a qual colaborará com os regulamentos de isolamento social diante da pandemia mundial de Coronavírus. Lembram-se da prova de vida do inss para continuar recebendo o benefício, seja você aposentado ou pensionista? Pois então, agora este serviço pode ser feito de forma digital.

Fazer a prova de vida digital pode muitas vezes ser taxada como um incômodo pela população, porém, é uma forma eficiente e essencial para evitar fraudes assegurando os direitos do benefício pela pessoa idosa. O procedimento ainda pode ser realizado como anteriormente, indo às agências bancárias ou agências do inss com um dos seguintes documentos: RG, CNH, carteira de trabalho e etc, pois deve ser algum documento original com foto. Entretanto, nos dias atuais, há uma alternativa bem mais simples e rápida, a qual pode ser feita mesmo sem sair de casa. Iremos te mostrar passo a passo.

Para que isso ocorra, o beneficiário deve possuir biometria digital cadastrada no banco de dados do Governo, seja pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Departamento Nacional de trânsito (DETRAN); caso não possua, o procedimento deverá ocorrer como antes de forma presencial.

Solução Crédito Online - Simular

Esta medida visa possibilitar outra alternativa além da presencial, pois segundos dados de estudo, a população idosa é a que mais foi afetada pelo vírus da COVID 19, sendo considerado um grupo de risco constante, de tal forma, a oportunidade de efetuar tais serviços de maneira digital, colabora com a proteção, assegurando os direitos dos idosos sem comprometer a renda mensal. Assim sendo, estima-se que 700 mil beneficiários poderão utilizar-se do serviço.

Vale relembrar que a prova de vida digital do inss está suspensa desde o mês de janeiro, porém irá voltar a vigor após o dia 31 de maio e, caso não seja efetuada, o benefício do INSS poderá ser bloqueado, gerando diversos transtornos ao cidadão.

Mas, enfim, como então descobrimos se podemos utilizar deste serviço e, caso possamos, como executá-lo? Se você, caro leitor, seja ainda um eleitor e tenha realizado o cadastro de sua biometria no fórum eleitoral de sua cidade, sua digital estará no sistema do governo, possibilitando que o serviço aconteça; bem como o fato de que, caso possua CNH, os dados também estarão cadastrados.

Após verificada esta etapa, o serviço será realizado pelo aplicativo SouGov, o qual pode ser encontrado no site https://www.gov.br, além de outras informações e tutoriais sobre como utilizar o aplicativo, mas facilitando um pouco mais, você pode baixar por este link que preparei para você, caro leitor: http://bit.ly/SouGOVPlaystore (caso o celular utilize o sistema android) e http://bit.ly/SouGOVAppleStore (caso o celular utilize o sistema IOS).

           Baixado e instalado, agora devemos nos cadastrar no aplicativo, o qual assemelha-se fortemente ao cadastro do aplicativo Meu INSS que já vimos por aqui. Cadastro realizado e todas as informações adicionais preenchidas, no menu do aplicativo, encontraremos as opções de realizar a prova de vida digital ou acompanhar a prova de vida já efetuada. O interessante é que mesmo que o serviço seja efetuado presencialmente, o beneficiário poderá verificar o processo por meio do aplicativo, sabendo, então, se foi realizado com sucesso ou não.

Solução Crédito Online - Simulador

Mas como é comprovado sendo que não levarei meus documentos e não irei assinar a prova de vida? Simples, os documentos e dados adicionais já estarão salvos no banco de dados do governo caso haja seu registro digital realizado anteriormente pelo STF ou CNH, como já dito, e a confirmação irá ser executada por meio de biometria facial, em que o aplicativo irá utilizar a câmera do celular para registrar sua imagem, confirmando assim a veracidade das informações.

Gostou dessa novidade? Fique atento, pois qualquer nova informação eu compartilharei com vocês, caros leitores. Siga a Solução Crédito Online nas redes sociais, e assine nosso jornal para receber novidades por e-mail!