Uma dúvida muito frequente dentre os milhares de brasileiros que optam pelo empréstimo consignado, está relacionada sobre qual a idade limite para requerimento desta linha de crédito.

         Esta dúvida está atrelada ao fato de que beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente os aposentados de idade avançada, têm um limite de idade para realizar o pedido sem sanções. Afinal, as instituições bancárias buscam a segurança financeira de todos os envolvidos na aquisição de crédito e, então, determinam algumas mudanças quanto ao consignado realizado normalmente.

         Para tanto, o empréstimo consignado possui as melhores taxas das demais linhas de crédito, justamente por se tratar de um modelo em que há baixa inadimplência e os riscos às instituições é reduzido, uma vez que o valor das parcelas é debitado diretamente da folha de pagamento ou benefício. Ainda, o empréstimo consignado deve respeitar o limite de 35% (taxa atual) do salário ou benefício do requerente, para que não haja comprometimento da renda do indivíduo.

         Contudo, quando tratamos sobre aposentados do INSS que se encontram em idade avançada, a possibilidade de óbito é adicionada à equação, sendo assim, para não gerar riscos de não pagamento e dívidas maiores a demais familiares, existem limites para aquisição do empréstimo consignado a este público.

         Cada instituição bancária tende a se posicionar diferentemente no que tange à idade, porém, após os 70 anos o processo do empréstimo consignado, que é menos burocrático que os demais, podem se tornar um pouco mais rígidos quanto à aquisição de crédito. Isto ocorre pois, perante a lei, a partir dos 70 anos de idade os atenuantes responsáveis para resposta de processo tornam-se diferentes com relação as demais idades.

         Afinal, tais sansões são necessárias para que dívidas não seja repassadas e não haja prejuízos das partes envolvidas, excluindo-se medidas processuais e demais transtornos que podem perdurar por anos.

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


         De tal forma, cada instituição compreende de formas distintas quanto ao empréstimo consignado, uma vez que não há uma lei geral que define idade máxima para realização desta linha de crédito. Todavia, em média, a partir dos 75 anos de idade, as taxas de juros tendem a ser um pouco mais elevadas e as parcelas do pagamento tendem a ser de tempo reduzido perante as demais possibilidades, tendo em consideração o risco de óbito do requerente.

         Vale lembrar que o empréstimo consignado pode ter normalmente seu pagamento executado em até 86 e é destinado aos seguintes públicos: funcionários públicos (municipais, estaduais e federais); aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas e funcionários contratados no regime CLT, nos quais as empresas possuem vínculo com as instituições.

         Para tanto, a Solução Crédito Online oferece a você, caro leitor, oportunidades únicas. Para saber sobre a quantidade de parcelas disponíveis e os valores de juros presentes em nossa plataforma, basta acessá-la e simular o saldo que deseja, descobrindo o crédito que mais se enquadra ao seu nível de consumidor, disponível especialmente a você, sem cobrança alguma.

         Além do mais, diversas opções de instituições bancárias parceiras são demonstradas com as taxas de juros mais atrativas do mercado. O contrato do consignado, ainda, pode ser realizado de forma 100% online e com a segurança de seus dados garantidos pela equipe da Solução e pelo banco responsável pelo empréstimo. Venha conhecer um pouco mais nossas possibilidades.