Quem não precisa de um pouco de dinheiro a mais, não é mesmo? Acho que com essa pergunta ao menos milhares de pessoas conseguem afirmar positivamente esta realidade. Seja para auxiliar em nossas contas quotidianas ou dívidas que nos prendem há tempos, ou mesmo para realizar aquele objetivo tão sonhado, como um empreendimento, viagem, carro ou até um imóvel. A questão é que tudo que fazemos e precisamos está atrelado ao capital e sozinho é difícil alcançar nosso tão esperado objetivo.

         De tal forma, existem saídas referentes ao empréstimo de uma quantia de dinheiro realizadas por instituições financeiras e correspondentes bancários. Falo, portanto, sobre a linha de crédito que bem conhecemos. Os empréstimos.

         Ao receber determinada quantia, combinamos o repasse posterior do valor com uma quantia de juros embutida. Muitas vezes estes juros podem nos prejudicar mais do que ajudar e, ao nos livrarmos de uma dívida, acabamos imersos em outra. Modalidades de linhas de crédito, como: cheque especial, cartão de crédito e até mesmo o empréstimo pessoal, podem ser soluções temporárias que cobrarão caro futuramente.

         Em contrapartida, existem opções mais interessantes e com taxas de juros menores sobre o retorno do dinheiro emprestado, como por exemplo: o empréstimo consignado.

         O empréstimo consignado e demais categorias de linhas de crédito utilizam como base de retorno a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). A mesma é utilizada pois representa a taxa de juros em nosso país, portanto, qualquer movimentação financeira que esteja atrelada aos juros utilizará a porcentagem em que a mesma se apresenta.

         Atualmente, a taxa Selic que também é utilizada para controle da inflação, está aumentando desde o ano passado com as diversas crises enfrentadas pelo Brasil. Sendo assim, este é um momento oportuno para realizar compras e fazer empréstimos? Na verdade, a resposta depende de qual modalidade irá escolher

         Como dito anteriormente algumas modalidades possuem altas taxas de juros no retorno do capital, todavia, o empréstimo consignado acaba sendo uma opção mais vantajosa e muito acolhida pelo público. Isso ocorre, pois como as instituições financeiras encontram-se asseguradas do perigo de inadimplência, uma vez que nesta modalidade o valor mensal acordado é debitado diretamente do salário, é possível encontrar juros menores para efetuação do empréstimo.

         Diferentemente, em demais linhas de crédito não há a assertividade de que o pagamento irá ocorrer por meio do contratante, assim sendo, os riscos às instituições são elevados e, portanto, repassam este risco ao público em forma de juros mais elevados.

         Todavia, para realizar o empréstimo consignado é necessário possuir as seguintes características: ser aposentado ou pensionista do INSS, ser servidor público (municipal, estadual ou federal), militares das forças armadas e trabalhadores no regime CLT, nos quais a empresa possui vínculo com a instituição bancária responsável pelo empréstimo.

         De tal forma, compreende-se que as maiores vantagens do empréstimo consignado são: juros menores (cerca de 1% a 2% ao mês), agilidade na aprovação de crédito, facilidade no pagamento, menores riscos de inadimplência e disponibilidade para negativados, ou seja, perfeito para auxiliar no findar de dívidas antigas.

         Sobre a taxa de juros referente ao pagamento do empréstimo, a Selic é definida pelo Comitê de Política Econômica Copom e atualmente está em 6,25%. Ainda, estima-se que a Selic irá finalizar o ano de 2021 em aproximadamente 8%, elevando ainda mais o serviço relacionados a ela. O aumento da taxa Selic é uma proposta para desestimular o ritmo de compra, fazendo com que assim haja menos dinheiro circulando pela economia e o Real volte a estabilizar seu valor. Geralmente, esta medida é efetuada pelo Banco Central para controlar a economia do país, principalmente nos momentos de crise econômica como a vivida atualmente.

         Contudo, apesar da alta, existem possibilidades mais atrativas no mercado e, porém, quando buscamos encontra-las, é preciso explorar e conhecer um pouco mais, utilizando ferramentas que atualmente estão disponíveis a nosso favor: a internet e as demais tecnologias digitais.

         Para isso, a Solução Crédito Online é a plataforma ideal para que você realize sua busca. Na plataforma você pode simular seu consignado e verificar as melhores opções. Com a vantagem de se tratar de um serviço digital, é possível encontrar instituições fora de sua região com melhores taxas. Ainda, o procedimento é realizado todo à distância e com proteção, ofertando a você, caro leitor, conforto e segurança.