De acordo com as notícias referentes à Caixa Econômica Federal, sabe-se que a mesma irá efetuar a liberação de mais cinco parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até dezembro de 2021. Estas parcelas estão relacionadas ao saque-aniversário, sendo assim, pessoas que aderiram esta modalidade de saque poderão realizar a retirada de um valor extra para colaborar com as dívidas e as compras mensais.

           O saque-aniversário, a fim de relembrar sobre esta modalidade, é a possibilidade de retirar uma parcela do valor presente na conta FGTS para usufruir. Vale ressaltar que a conta FGTS pode estar ativa ou inativa. Como dito o nome, o saque pode ser realizado apenas uma vez no ano no mês ou até o segundo mês posterior ao aniversário. No caso das parcelas que serão liberadas, o sujeito deve possuir a data comemorativa entre os meses de agosto e dezembro.

           Para a pessoa que deseja realizar o saque-aniversário, o mesmo tem o direito de retirada do valor até o último dia útil do segundo mês após o aniversário, em outras palavras a fim de exemplificar, caso a pessoa faça aniversário em agosto, ela estará apta para retirar o dinheiro até o último dia útil de outubro. Contudo, quando existe uma renda extra nós, sempre buscamos retirar o mais rápido possível, não é mesmo? Sendo assim o valor pode ser retirado logo no primeiro dia útil do mês de nosso aniversário.

           Entretanto, se o valor não for retirado até a data prevista, esse retornará ao caixa do FGTS e não mais estará disponível para retirada, apenas no próximo ano, justamente na data comemorativa.

           Esta modalidade iniciou-se no ano de 2020 e é uma forma de utilizar o dinheiro que era apenas destinado como um apoio financeiro à pessoa que pode vir a ser demitida por causa injusta, para financiamento da casa própria ou somente na aposentadoria. Agora, uma porcentagem deste valor que não compromete o fundo de emergência, pode vir a ser retirado uma vez ao ano para usufruto da população. Porém, caso seja escolhida a modalidade de saque anual, o valor não poderá ser utilizado no momento de demissão, mas a multa rescisória do empregador, 40%, continua sendo paga e enviada ao FGTS.

           O valor do saque-aniversário pode ser retirado presencialmente ou digitalmente por meio do aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal destinado ao FGTS. Também pode ser efetuado em bancos terceiros, porém, após movimentação do dinheiro à conta destinada de outra instituição, o valor não retornará à conta FGTS.

           Em acréscimo, outra vantagem relacionada ao saque-aniversário, além da retirada anual, é a possibilidade de realizar o empréstimo FGTS que se utiliza de até 5 parcelas anuais do valor de saque aniversário, o qual é debitado diretamente da conta disposta na Caixa Econômica Federal.

           Para tanto, deve-se possuir os seguintes critérios para realização deste empréstimo: ser maior de 18 anos ou emancipado; estar com o CPF em situação regular na Receita Federal; possuir conta corrente ou poupança; possuir saldo em sua conta FGTS; optar pelo saque de aniversário; e autorizar o banco interessado a ter acesso aos valores e dados do FGTS.

           Mas por onde realizar este empréstimo? A Solução Crédito Online destinada ao FGTS proporciona esta possibilidade, a qual tem favorecido diversas pessoas em todo território nacional. O procedimento pode ser realizado de forma 100% segura e online, sendo que, a própria plataforma é objetiva e de fácil entendimento, contendo, também, informações complementares que pode vir a sanar qualquer dúvida que surgir. Além do mais, no rodapé da página existem números de contato em que podemos buscar maiores informações sobre este procedimento.

           Portanto, além das parcelas disponíveis para saque ainda este ano, a vantagem de possuir um acréscimo ainda maior à renda é ainda mais atrativa, não é mesmo?