A fim de acompanhar a evolução tecnológica digital e ofertar à população a possibilidade de realizar diversas solicitações e requerimentos, além do acompanhamento da situação previdenciária de forma prática e no conforto do lar, no ano de 2017 criou-se a plataforma Meu INSS. A plataforma busca otimizar e agilizar os serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tornando-se também um vasto banco de dados previdenciário do Governo Federal.

            O Meu INSS pode ser encontrado tanto na versão web pelo site gov.br, o qual pode ser utilizado nos computadores, tablets ou smartphones, quanto por aplicativo, sendo distribuído na App Store e na Google Play. Para acessá-lo basta possuir um cadastro que pode ser realizado na própria plataforma ou no gov.br, e, assim, ter em mãos todos os serviços online liberados aos usuários.

            O próprio INSS possui uma lista em sua página dos serviços mais acessados e, caso entremos na plataforma, encontraremos ícones relacionados aos principais acessos logo ao início, porém, caso não encontremos o que necessitamos, basta digitar o que estamos à procura na barra de pesquisa em que se está escrito “Do que você precisa?”, tornando a busca bem fácil.

            Portanto os mais acessados são os seguintes:

            Simular aposentadoria: este é um campo em que o usuário da plataforma “Meu INSS” pode calcular o tempo restante necessário para atingir a aposentadoria. Vale ressaltar que após a reforma da previdência não mais é somado o tempo de idade junto à contribuição. O usuário ainda pode modificar data de nascimento e incluir vínculos, tendo liberdade para demais simulações. Logo ao fim, uma vez em que se é exposto o resultado do cálculo, o cidadão possui duas opções, baixar em PDF ou requisitar a aposentadoria;

            Meus Benefícios: neste local o usuário pode acompanhar o andamento de seu benefício e encontrar demais informações relacionadas ao mesmo. Será possível consultar pelo local se o benefício está em análise ou já fora aceito. Ademais, caso exista mais de um benefício, todos serão mostrados. No caso dos benefícios em análise, esses podem constar como: em análise do INSS, deferido (no caso de aprovação) ou indeferido (no caso de negação);

            Agendamento/solicitação: por mais que não ocorra de forma à distância como os demais, os agendamentos de perícias médicas podem ser efetuados pela plataforma, a fim dos procedimentos serem marcados com horário específico e executados na Agência de Previdência Social mais próxima do usuário. Em contra partida, as solicitações podem ocorrer de forma digital, sendo elas as seguintes: pedido de aposentadoria, antecipação de pagamento, auxílios, benefícios e entrega de documentos (os quais, inclusive, podem ser digitalizados e encaminhados pelo próprio meu INSS);

            Meu Cadastro: no ícone “Meu Cadastro” o usuário da plataforma pode modificar dados pessoais e endereço, sendo ainda possível atualizar: atividades laborais realizadas, tempo de serviços e remuneração, facilitando caso os usuários sejam pessoas classificadas como contribuintes individuais, facultativos, empregadas domésticas, segurados especiais e afins.

            Extrato de Contribuições: este é um documento em que podemos encontrar todas as contribuições previdenciárias existentes pelo usuário que estão registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Em acréscimo, também é neste local em que dados como: nome do empregador, período trabalhado, remuneração recebida e contribuições via Guia da Previdência Social (GPS) podem ser encontrados.

            Extrato de pagamento de benefício: os usuários da plataforma podem verificar neste campo os pagamentos dos benefícios que foram recebidos pelo INSS. Trata-se de um extrato com detalhes relacionados à data, valores e até mesmo sobre a instituição bancária em que o benefício fora depositado.

            Calendário de pagamento: aqui consulta-se as datas de pagamentos dos benefícios, os quais têm o pagamento estipulado com o último número e os valores recebidos. Ainda, há um cronograma com as datas de pagamento que ocorrerão durante o ano que pode ser acessado por qualquer pessoa que possua o benefício do Meu INSS.

            Solicitação de pagamento de benefício: no caso de não recebimento de benefício por algum erro ou questão técnica, neste espaço é possível que o segurado faça o requerimento do mesmo. Basta executar os passos disponíveis no documento, preencher as informações e encaminhar.

            Extrato do Imposto de Renda: caso o segurado necessite realizar a Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) sobre os valores recebidos durante o ano, o extrato pode ser solicitado e acessado por este campo, sendo também possível fazer o download do arquivo em PDF.

            Extrato de Empréstimo Consignado: outro extrato muito acessado é o extrato de empréstimo consignado, o qual é utilizado para verificar valores referentes a prazo e margem consignável disponível para realizar outros serviços da mesma natureza. Assim como no Imposto de Renda, o mesmo pode ser baixado no formato de PDF.

Simule seu empréstimo consignado

De quanto você precisa?

Escolha um prazo:


Valor da Parcela:


Esta simulação é para aposentados e pensionistas do INSS. Para uma análise detalhada ou outras opções de valores e convênios, clique aqui, e envie sua proposta que nossos consultores entrarão em contato.


            Você já sabia de todos estes serviços disponíveis facilmente para você, caro leitor? Continue acompanhando nossos posts que sempre traremos informações cada vez mais relevantes que ajudarão a facilitar seu dia a dia. Este é um compromisso da Solução Crédito Online com você.