Todos nós conhecemos as vantagens e desvantagens envolvidas na hora de conquistar um dinheirinho adicional em nossos bolsos por meio dos empréstimos. Portanto, vamos falar hoje sobre a opção de portabilidade de empréstimo. Já ouviu falar?

Os empréstimos são ótimas oportunidades de conquistar sonhos e objetivos por meio de um crédito extra, mas, também podem ser vilões casos não saibamos averiguar e escolher a melhor opção.

Sabemos que atualmente é possível adquirir diversas opções com as menores taxas de juros sem ao menos sair de casa e não limitando-se às instituições financeiras da região.

Entretanto, antes da explosão digital que foi gerada após a crise sanitária global, muitos de nós não tínhamos ideia sobre as tecnologias existentes que facilitariam tanto nossas vidas.

De tal forma, caso esteja com um contrato de empréstimo que está pesando no seu bolso com as altas taxas de juros, a portabilidade de empréstimo com troco é a sua melhor saída e, inclusive, o troco pode ser online e depositado direto na conta de sua instituição financeira de preferência

Mas o que é a portabilidade com troco online?

A Portabilidade é um modelo autorizado pelo Banco Central por meio da Resolução 4.292 de 2013. Estamos falando sobre a oportunidade de levar o seu empréstimo de um banco para o outro sem te prejudicar, muito pelo contrário, gerando apenas vantagens.

Não há nenhum custo no processo e caso o banco possua taxas de juros menores do que o local em que o empréstimo foi primeiramente contratado, você adquire a diferença dos valores que voltam a você como uma espécie de troco ou margem adicional para realizar mais uma aquisição de crédito.

Em resumo, o banco para o qual você pretende transportar seu empréstimo quita seu débito no primeiro banco. Assim, esta nova instituição pode oferecer as condições oferecidas por ela e que você entendeu como melhores em sua pesquisa sobre empréstimos.

Contudo, o novo empréstimo não pode ser de valor ou possuir prazo maior do que o primeiro contrato, sendo justamente para proteger o cliente para que não acabe aceitando opções superiores ao primeiro empréstimo, e, sim, complementares.

Dentre as principais formas de portabilidade estão: quitação antecipada, portabilidade com troco, redução das parcelas e melhores taxas. Vamos então focar em nossa principal opção de hoje, a portabilidade com troco.

Quando falamos em troco na portabilidade do contrato de empréstimo, dizemos sobre a diferença entre as taxas de juros existentes. Caso a taxa de juros fosse maior no primeiro banco e menor no segundo, o seu débito seria maior na primeira opção.

Portanto, após a portabilidade a diferença economizada pode voltar em dinheiro para o seu bolso caso prefira essa opção.

E o que é preciso para efetuar a portabilidade?

Para requisitar sua portabilidade é preciso primeiramente entrar em contato com a empresa de seu contrato de empréstimo e requisitar o valor da dívida e prazo final de quitação, fornecendo tais dados ao segundo banco.

A seguir, a segunda empresa irá entrar em contato com a primeira adquirindo as informações restantes necessárias para realizar a portabilidade que são:

·       Número do contrato;

·       Saldo devedor atualizado;

·       Demonstrativo da evolução do saldo devedor;

·       Modalidade (consignado, pessoal, nominal e afins) e taxa de juros;

·       Prazo total e prazo de quitação;

·       Valor de cada prestação;

·       Sistema de pagamento;

·       Data do último vencimento da operação.

Vale ressaltar também que por lei, as instituições não podem se negar a realizar as mudanças, tampouco negar as informações, uma vez que o cliente tenha requisitado o processo de portabilidade.

Assim que realizado o processo, o banco leva em média de 5 dias úteis para avisar ao cliente sobre a mudança e os valores, enquanto o processo total pode levar cerca de 10 a 15 dias úteis. Por fim, a nova instituição será responsável pelo seu mais novo contrato de empréstimo e troco estará depositado em sua conta.

Afinal, quer saber em qual local adquirir as melhores oportunidades de empréstimo com as menores taxas de juros e tudo isso sem ao menos sair de casa? Basta acessar então o site da Solução Crédito Online e entrar em contato com a nossa equipe que está em disposição para retirar todas as suas dúvidas.