A Caixa Econômica Federal realizou a liberação da última rodada de saques referente ao saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2021, na quarta-feira, dia primeiro de dezembro, e, o prazo estará disponível até o dia 31 de dezembro, sendo possível, portanto, retirar o valor parcial do saldo FGTS.

     O saque aniversário é uma modalidade que teve início em 2020 e permite ao funcionário em regime CLT, ou seja, de carteira assinada, retirar valores da conta FGTS no mês de sua data comemorativa, sendo prolongada por mais dois meses. Por exemplo, caso a pessoa faça aniversário em outubro, a partir do primeiro dia útil do mês, até o último dia útil de dezembro, o requerente poderá realizar o saque parcial do saldo em conta.

       Todavia, para que seja possível realizar tal função, o empregado deve abrir mão do saque rescisão por o período de 2 anos e escolher a opção saque aniversário. Apesar de perder a opção do saque rescisão, no caso de término de contrato, a multa trabalhista de 40% se mantém. Outra situação que não muda com a escolha do saque aniversário é a possibilidade de utilizar o valor em saldo FGTS para financiamento da casa própria, retirada em caso de doença grave e aposentadoria.

       Para entendermos um pouco mais quanto aos valores, o trabalhador deve receber de acordo com o saldo que possui em conta FGTS. Existem 7 faixas de pagamentos e, quem possui mais de 500 reais em conta, recebe um valor adicional fixo. A fim de ilustrar tais valores e faixas de preços, vamos acompanhar a tabela abaixo:

         Portanto não deixe de verificar o quanto você possui em conta antes de realizar a retirada, pois assim é possível saber exatamente qual o valor ideal a ser obtido.

         Mas uma grande dúvida é: “Como verificar o saldo e realizar a mudança do Saque Rescisão para o Saque Aniversário?”

         Na verdade, não é nada complicado. É possível realizar o procedimento de forma presencial na Caixa Econômica Federal ou baixar o aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS. Além destas duas formas, também é possível acessar o site FGTS da Caixa.

         O passo a passo para adesão ao saque aniversário é o seguinte:

1.    Entre no seu aplicativo FGTS ou internet banking na área destinada ao Fundo de Garantia;

2.    Encontre logo ao início: “Faça a opção pelo Saque Aniversário”;

3.    Leia e aceite os “termos e condições” e clique em “optar pelo saque aniversário;

4.    Escolha a opção a seguir dentre “crédito em conta caixa”, “sacar presencialmente” ou “transferência bancária”, o qual definirá qual o local de destino do saque aniversário;

5.    Adicione os dados bancários que serão requisitados;

6.    Após confirmar data de recebimento, todo ano a partir de seu aniversário será possível retirar este valor dentro do prazo estipulado.

         Por fim, outra grande vantagem deste saque que é oferecido inclusive pela Solução Crédito Online, é o empréstimo que utiliza como garantia o valor presente na conta FGTS, para adquirir menores taxas de juros em comparação as demais linhas de crédito. Quer saber mais sobre esta opção? Acesse nossa plataforma na opção Antecipação Saque Aniversário e simule de forma gratuita e totalmente transparente os valores do empréstimo disponível especialmente para você.