Problemas com a sua conta GOV?

A conta Gov.br é uma das principais plataformas digitais do Governo Federal direcionadas à população, ofertando diversos serviços que agilizam, otimizam e informam os brasileiros quanto aos órgãos, instituições, documentos e demais setores da União.

Alguns dos exemplos de serviços digitais disponibilizados para as pessoas são: Meu INSS (Previdência Social), Carteira de Trabalho Digital, Receita Federal, eSocial, Senatran e afins. Com isso, o brasileiro não precisa apenas se direcionar a agências físicas, pois os serviços estão disponibilizados em qualquer dispositivo, ou seja, no alcance de todos.

Estes serviços digitais também ajudam a agilizar os atendimentos, oferecendo melhores resoluções e conforto. Entretanto, para começar a utilizar, faz-se preciso criar a conta e atingir o nível prata ou ouro para ficar sem impedimentos.

A conta é dividida entre bronze, prata e ouro, sendo a primeira opção mais utilizada apenas para consulta, enquanto as demais permitem efetuar todos os serviços disponíveis pela plataforma do Governo Federal.

Para atingir os níveis mais altos, é preciso conter uma maior segurança na conta, realizando reconhecimento facial e permitindo o acesso da conta às instituições bancarias para poder realizar saques, créditos e pagamentos.

Primeiramente, para abrir sua conta Gov.br é preciso executar os seguintes passos:

1.     Acessar o site Gov.br[mj1]  ou baixar o aplicativo disponível para Android e IOS;

2.     Utilizar sua conta bancária para realizar o cadastro, porém, o modo mais simples é utilizar o número do CPF.

3.     Após, a fim de confirmar sua conta e verificar se as informações do banco de dados do Governo correspondem corretamente, será preciso responder algumas informações essenciais, como por exemplo: data de nascimento, RG e afins.

4.     Será necessário também aceitar a opção que enviará um código ao número de celular ou endereço de e-mail. Uma vez recebido o código, basta colar o código e dar continuidade ao processo;

5.     Por fim, será necessário construir uma senha que possua: letra maiúscula, letras minúsculas, ao menos um caractere especial e números. (Exemplo: Conta@789). Mínimo de oito caracteres.

6.     Agora é só voltar ao início do site ou aplicativo e efetuar o primeiro login.

Agora, está com dificuldades quanto aos níveis de segurança que não te permitem usufruir de todos os serviços? Para levar sua conta ao nível prata ou ouro será preciso então efetuar uma das opções abaixo:

Prata:

·       Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);

·       Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado;

·       Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, se o cidadão for servidor público federal.

Ouro:

·       Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;

·       Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Outros erros comuns que podemos encontrar ao utilizar o Gov.br são os seguintes: Problemas de acesso e falta de dados cadastrais/alteração dos mesmos.

Problemas de acesso

Quanto aos problemas de acesso, existem erros de conexão ou do próprio sistema do Governo, sendo assim, vale aguardar por alguns momentos e tentar novamente ou até mesmo em outro dia. Caso seja de urgência o atendimento, tanto os telefones destinados para cada instituição podem ser a saída como também as agências físicas.

Muitas pessoas também acabam por esquecer de suas senhas criadas, porém, é possível recuperá-la utilizando a opção logo na tela inicial “esqueci minha senha”.

O próprio aplicativo irá identificar a forma mais segura de recuperá-la, seja por QR-Code, Bancos Credenciados, e-mail ou mensagem de texto pelo celular. Logo após basta definir uma nova senha que siga as mesmas regras da primeira, mas não se esqueça de anotar em algum lugar seguro dessa vez, ok?

Situações que também podem impedir o acesso à conta direta é o fato de que, além do Gov.br, também é necessário informações da natureza dos demais serviços.

Ao utilizar o Meu INSS, por exemplo, será preciso concluir o informe de dados referentes a sua vida laboral, portanto, é preciso ter em mãos a carteira de trabalho quando efetuar o primeiro login.

O mesmo ocorre para acessar a Carteira Nacional de Habilitação Digital, no qual será preciso inserir informações de sua CNH e do RENAVAM de seu veículo caso possua.

Falta de dados cadastrais/alteração

O Gov.br utiliza as informações existentes no banco de dados do Governo Federal, seja pelo Departamento Nacional de Trânsito ou pelo Tribunal de Justiça Eleitoral.

Sendo assim, ao criar sua conta, verifique em seu perfil se o endereço, número de contato, e-mail e afins estão atualizados. Caso contrário pode trazer transtornos a você a desatualização desses dados no momento de requisitar os serviços federais.

Por outro lado, no caso de alterações indevidas, encaminhe e-mail para o endereço atendimentogovbr@economia.gov.br com o seguinte assunto: “Não alterei meus dados cadastrais”.

No corpo do texto será preciso adicionar: Nome completo, CFP, uma foto do rosto (selfie) com o documento ao lado e anexar print do e-mail ou SMS alertando sobre a mudança indevida dos dados.

Por fim, você já possui sua conta Gov.br? Talvez seja um pouco diferente no começo, mas o uso é bem simples e rápido. São diversos serviços disponíveis para todos nós estando, literalmente, na palma de nossas mãos.

Quer ter acesso a mais dicas como essa? Não deixe então de continuar acompanhando as postagens da Solução Crédito Online.

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