Entenda tudo dentro do portal do meu INSS

A partir do momento que os meios digitais tomaram conta do nosso dia a dia, os serviços online tornaram-se muito mais acessíveis e simples, sendo atrativos por sua agilidade e também pelo conforto, uma vez que nem ao menos precisamos sair de casa.

O Governo Federal atualmente, assim como diversos outros serviços privados, nos oferece a retirada de dúvidas, informações diversas, solicitações, agendamentos e tantas outras questões. De tal forma, a praticidade digital tem transformado o mundo cada vez mais.

Muitos ainda se sentem um pouco inseguros ou até mesmo com medo, entretanto, os tópicos relacionados à segurança de dados têm evoluído a cada dia e se tornado tão efetivos quanto qualquer outro sistema já existente.

 Além do mais, os imigrantes digitais (nativos da época não digital) que se arriscam às novas tecnologias perceberam que muito se trata mais da falta de costume de uso das ferramentas do que qualquer outra coisa.

O Governo Federal por sua vez oferta centenas de serviços por meio do portal Gov.br, uma conta que da direito de acesso a: Carteira de Trabalho Digital, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Meu INSS (plataforma da Previdência Social), eSocial, Título de Eleitor e tantos outros.

Além disso, direcionado para todos os brasileiros, mas especialmente para os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), existe dentro do Gov.br formulários relacionados à Lei de Acesso à Informação.

De acordo com o artigo 29 da Lei de Acesso à Informação, em palavras mais simples, as pessoas têm o direito de questionar, tirar dúvidas, requisitar reavaliações, interposições, recursos e desclassificação. Portanto a disponibilidade dos formulários à população é obrigatória.

Dentro desta seção de formulários, é possível encontrar para efetuar os seguintes serviços: pedido de informações gerais, recursos, reclamações e pedidos de desclassificação/reavaliação de recursos.

Logo dentro do site, basta encontrar a natureza de formulário que se enquadra a sua situação e baixar os documentos disponíveis nos seguintes formatos: DOC (Microsoft Word) e ODT (OpenDocumento.org). Os dois formatos podem ser preenchidos pelo próprio dispositivo (seja computador, tablets ou celulares) com as informações requisitadas.

No momento da encontrar os formulários, devemos escolher uma das 4 opções já citadas acima, sendo destinado à pessoa natural (pessoa física) ou destinado à pessoa jurídica (no caso de empresas).

Os formulários podem ser utilizados também como documentos comprobatórios para a Previdência Social, o que pode ser entregue por endereço eletrônico ou fisicamente nas agências do INSS.

Existe também uma lista de formulários com serviços específicos, sendo os exemplos abaixo os mais utilizados pela população são:

·       Procuração;

·       Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

·       Formulários para benefícios assistenciais (BPC/LOAS e portuário;

·       Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações;

 

Além desses, existem diversos outros formulários relacionados a: Autodeclarações e Declarações; Propostas; Recursos; Requerimentos; Revisões; Solicitações e Termos.

Basta conhecer o contexto e compreender qual o documento necessário em sua situação. Ainda, no caso de dúvidas, sempre busque uma pessoa com maior conhecimento no assunto ou profissional especializado na área previdenciária para que seu benefício não seja prejudicado.

Ademais, os formulários irão requisitar dados pessoais, laborais e até mesmo familiares, mas por se tratar de documentos oficiais, devemos sempre preenchê-los da forma mais completa e verídica possível.

Por fim, você conhecia essa opção que te dá a liberdade de requisitar e retirar dúvidas quanto ao seu benefício? Além disso, utilizar a plataforma Meu INSS ou a Central de telefone número 135 é fundamental para melhorar a qualidade de atendimento e praticidade da Previdência Social.

 

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